Ensino Participativo

A aplicação, em sala de aula, dos roteiros disponibilizados aqui na Auloteca pode gerar uma série de dúvidas: o que fazer se o debate não engata? Como evitar que a aula seja uma conversa livre? Como lidar com alunos mais tímidos, ou com aqueles que querem monopolizar a discussão? É preciso concordar com os textos que passamos para debates? Essa seção disponibiliza alguns vídeos em que estas e outras questões são debatidas. O objetivo é abrir um diálogo com você, usuário da auloteca. Quais outras dúvidas vocês têm? Sobre o que gostariam que nos manifestássemos? Não deixem de enviá-las para contato@auloteca.com.br

COMO APLICAR AULAS PARTICIPATIVAS? | sbdp | Auloteca de Direito Administrativo

Quer tornar suas aulas mais dinâmicas e envolventes? Neste vídeo, os professores Carlos Ari Sundfeld (FGV/SP), Eduardo Jordão (FGV/RJ) e José Vicente Mendonça (UERJ) vão compartilhar estratégias para estimular a participação ativa dos alunos e tornar o aprendizado mais eficaz!

POR QUE E COMO PREPARAR AULAS PARTICIPATIVAS | sbdp | Auloteca

Aulas participativas tornam o aprendizado mais eficaz, dinâmico e envolvente. Mas como aplicá-las na prática? Neste vídeo, vamos explorar a importância da participação ativa dos alunos e compartilhar estratégias para transformar suas aulas! Com a participação dos professores Carlos Ari Sundfeld (FGV/SP), Eduardo Jordão (FGV/RJ) e José Vicente Mendonça (UERJ).

Ensino do Direito em Debate – Reflexões a partir do 1° seminário Ensino Jurídico e Formação Docente (Editora Direito GV, 2013)

José Garcez Ghirardi, Marina Feferbaum

Ensino Participativo Online: fundamentos, métodos e ferramentas (FGV Direito SP, 2021)

FGV Direito SP

A relevância da prudência nos métodos de ensino participativo para a didática jurídica (Conhecimento & Diversidade, 2018)

Antonio Jorge Pereira Junior, Felipe Antônio Melo

Ensino Participativo do Direito Ambiental (Fundação Oswaldo Aranha, 2017)

Marcelo Shad

O Instante do Encontro – Questões fundamentais para o ensino jurídico (Editora Direito GV, 2012)

José Garcez Ghirardi

O ensino jurídico participativo e as “soft skills” no profissional do Direito (Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UMFS, 3 de março de 2023)

Daniel Camurça Correia, Fabíola Bezerra de Castro Alves Brasil, Karla Soraya da Costa Felipe