Ensino Participativo

A aplicação, em sala de aula, dos roteiros disponibilizados aqui na Auloteca pode gerar uma série de dúvidas: o que fazer se o debate não engata? Como evitar que a aula seja uma conversa livre? Como lidar com alunos mais tímidos, ou com aqueles que querem monopolizar a discussão? É preciso concordar com os textos que passamos para debates? Essa seção disponibiliza alguns vídeos em que estas e outras questões são debatidas. O objetivo é abrir um diálogo com você, usuário da auloteca. Quais outras dúvidas vocês têm? Sobre o que gostariam que nos manifestássemos? Não deixem de enviá-las para contato@auloteca.com.br

COMO APLICAR AULAS PARTICIPATIVAS? | sbdp | Auloteca de Direito Administrativo

Quer tornar suas aulas mais dinâmicas e envolventes? Neste vídeo, os professores Carlos Ari Sundfeld (FGV/SP), Eduardo Jordão (FGV/RJ) e José Vicente Mendonça (UERJ) vão compartilhar estratégias para estimular a participação ativa dos alunos e tornar o aprendizado mais eficaz!

POR QUE E COMO PREPARAR AULAS PARTICIPATIVAS | sbdp | Auloteca

Aulas participativas tornam o aprendizado mais eficaz, dinâmico e envolvente. Mas como aplicá-las na prática? Neste vídeo, vamos explorar a importância da participação ativa dos alunos e compartilhar estratégias para transformar suas aulas! Com a participação dos professores Carlos Ari Sundfeld (FGV/SP), Eduardo Jordão (FGV/RJ) e José Vicente Mendonça (UERJ).

Por menos exposição e mais participação nas salas de aula: minhas reflexões sobre o ensino do Direito Público no Brasil (REI, 2023)

Eduardo Jordão

Ensinando Direito pelo Concreto (do livro Ensino do Direito para um Mundo em Transformação, DIREITOGV, 2012)

Carlos Ari Sundfeld, Juliana Bonacorsi de Palma

Dossiê – O Direito Administrativo na Voz de Quem Ensina (REI, 2023)

Carlos Ari Sundfeld

O Discreto Charme do Básico: Reflexões sobre a prática do ensino de direito administrativo na UERJ (REI, 2023)

José Vicente Santos de Mendonça

Quem sou eu para discordar de um ministro do STF? O ensino do direito entre argumento de autoridade e livre debate de ideias(Revista Direito GV, 2010)

Daniel Wei Liang Wang, Virgílio Afonso da Silva

O ensino jurídico participativo por via do tribunal do júri simulado (Cuadernos de Educación y Desarollo, 2023)

Ana Paula Gomes, Francisco Vasconcelos, José de Araújo e Sá, Julio Lobo, Pedro Deocleciano, Semiramys Tomé, Stania Carneiro