Ensino Participativo

A aplicação, em sala de aula, dos roteiros disponibilizados aqui na Auloteca pode gerar uma série de dúvidas: o que fazer se o debate não engata? Como evitar que a aula seja uma conversa livre? Como lidar com alunos mais tímidos, ou com aqueles que querem monopolizar a discussão? É preciso concordar com os textos que passamos para debates? Essa seção disponibiliza alguns vídeos em que estas e outras questões são debatidas. O objetivo é abrir um diálogo com você, usuário da auloteca. Quais outras dúvidas vocês têm? Sobre o que gostariam que nos manifestássemos? Não deixem de enviá-las para contato@auloteca.com.br

COMO APLICAR AULAS PARTICIPATIVAS? | sbdp | Auloteca de Direito Administrativo

Quer tornar suas aulas mais dinâmicas e envolventes? Neste vídeo, os professores Carlos Ari Sundfeld (FGV/SP), Eduardo Jordão (FGV/RJ) e José Vicente Mendonça (UERJ) vão compartilhar estratégias para estimular a participação ativa dos alunos e tornar o aprendizado mais eficaz!

POR QUE E COMO PREPARAR AULAS PARTICIPATIVAS | sbdp | Auloteca

Aulas participativas tornam o aprendizado mais eficaz, dinâmico e envolvente. Mas como aplicá-las na prática? Neste vídeo, vamos explorar a importância da participação ativa dos alunos e compartilhar estratégias para transformar suas aulas! Com a participação dos professores Carlos Ari Sundfeld (FGV/SP), Eduardo Jordão (FGV/RJ) e José Vicente Mendonça (UERJ).

Uma Experiência de Ensino Participativo (e pesquisa): A redação de um artigo com alunos do mestrado e da graduação do UniCEUB (JUS, 2013)

Fernanda Tercetti, Jefferson Carú Guedes, Larissa Moreno, Rafael Fugêncio

Ensino Jurídico no Brasil: 190 anos de história e desafios (OAB/RS, 2017)

Alexandre Petry, Carolina Migliavacca, Fernanda Osório, Igor Danilevicz, Italo Fuhrman

O Uso da Tecnologia no Ensino Jurídico: O método de ensino híbrido no curso de Direito (Revista Univap, 2018)

Mônica Tassigny, Taísa de Moura, Thomaz Silva

Caminhos da Superação da Aula Jurídica Tradicional: O papel das instituições de ensino (Revista Brasileira de Estudos Políticos, 2016)

José Garcez Ghirardi, Juliana Ferrari de Oliveira

Diálogos Educacionais: Entre teorias e práticas (Editora Schreiben, 2021)

Bruna Beatriz da Rocha, Daniely Maria dos Santos, Rebeca Freitas Ivanicska, Rodrigo Milhomem de Moura, Sidney Lopes Sanchez Júnior

O Modelo de Ensino Participativo no Direito Internacional: Relato de uma experiência (Revista Direito GV, 2016)

Adriane Sanctis de Brito, Alberto de Amaral Júnior, Déborah de Sousa e Castro Melo, Guilherme Bonácul Rodrigues, Marcel Kamiyama, Mariana Boer Martins, Thiago Rodrigues Martins